Ultrassom em Soldas

 

• Sobre o ensaio:

O ensaio por ultrassom é um método de ensaio não destrutivo que tem por objetivo detectar defeitos ou descontinuidades internas presentes nos mais variados tipos ou formas de materiais ferrosos ou não ferrosos. Tais defeitos, ou descontinuidades, podem surgir após o processo de fabricação de um equipamento ou componente; como por exemplo: bolhas de gás em peças fundidas, dupla laminação

em chapas laminadas, micro trincas em forjados, escórias em juntas soldadas e outros. Estas imperfeições podem também surgir após um tratamento térmico mal executado, pela fadiga do material por excesso de trabalho, por um processo de corrosão, etc.

Na indústria moderna, especialmente nas áreas de caldeiraria e estruturas marítimas, o ensaio com ultrassom é uma ferramenta indispensável para a garantia da qualidade de chapas metálicas, peças com geometria complexa, juntas soldadas e etc.

O ensaio por ultrassom é largamente difundido na inspeção de controle da qualidade de materiais presentes nas indústrias siderúrgicas, petroquímicas, eletroeletrônicas, aeronáuticas, ferroviárias, nucleares e outras.

Na maioria dos casos os exames são aplicados em aço carbono e em menor escala, em aços inoxidáveis e em outros tipos de materiais ferrosos.

Materiais não ferrosos podem ser examinados, mas requerem procedimentos especiais.

 

• Público-Alvo:

Profissionais que pretendem trabalhar na área de controle de qualidade em

ensaios não destrutivos

 

• Áreas de atuação profissional:

O profissional poderá atuar em diversas áreas, como: metalúrgica,

eletromecânica, siderúrgica, automotiva, petrolífera, petroquímica, naval,

automotiva, etc.

 

• Sistema de qualificação:

O aluno poderá solicitar a qualificação pelo SNQC/END – Sistema Nacional de Qualificação e Certificação.
Conheça mais sobre a certificação, acessando o site www.abendi.org.br.
Consulte a Norma ABENDI NA 001 – Qualificação e Certificação de Pessoal em Ensaios Não Destrutivos.

 

• Curso:

O curso de Ultrassom apresenta ao aluno, em aulas teóricas e práticas, os conhecimentos das ondas sonoras, as técnicas de ensaio por ultrassom, os aparelhos e equipamentos para o ensaio e os critérios utilizados para aceitação ou rejeição de um material examinado.

As aulas práticas são realizadas em laboratório, possibilitando ao aluno, manusear e operar equipamentos de ultrassom, assim como detectar e identificar a existência de descontinuidades.

 

Duração do curso: 120 horas
Integral: 15 dias úteis

Semipresencial